Projeto realizado ao longo de sete dias para o processo seletivo para o cargo de UX Designer na Deloitte.

Este projeto foi realizado ao longo de sete dias para o processo seletivo para o cargo de UX Designer na Deloitte.

O desafio

O Banco Plus enfrenta dificuldade em atrair e reter o novo consumidor digital e vem perdendo espaço entre seus clientes, que têm migrado para bancos 100% digitais e gratuitos.

Além disso, o banco já investiu nas seguintes iniciativas:

  • Aceleração digital de processo
  • Jornada do cliente focada na experiência digital

Cenário atual dos bancos digitais

Realizei uma pesquisa qualitativa com dez clientes de bancos digitais, onde seis deles responderam que praticidade, agilidade e facilidade são os principais motivos para procurar um banco digital. Porém, esses termos são muito amplos e podem ter significados pessoais.

bancos digitais = praticidade, agilidade & facilidade

Com isso, desenvolvi um benchmarking dos principais bancos que oferecem contas digitais para listar os diferenciais de cada um deles, sendo eles:

  • Iti (conta digital Itaú)
  • Nuconta
  • Digital C6
  • Next(conta digital Bradesco)
  • Agibank

Bancos 100% digitais = bancos 0% físicos

Bancos tradicionais que desenvolveram contas digitais, como Itaú e Bradesco, contam com toda uma estrutura física de apoio, como caixas próprios e agências bancárias.

Logo, a experiência do usuário não se limita ao app ou site, mas se trata de uma experiência holística.

Bancos tradicionais podem ser mais do que digitais.

Com a pesquisa foi possível criar quatro proto-personas com base nas rotinas de uso dos entrevistados e o que eles procuram nos bancos digitais.

Com base nas necessidades dessas personas, procurei entender a jornada para cada uma dessas atividades nos concorrentes.

Tendo as suspeitas dos sentimentos desses usuários mapeadas, criei um mapa para da jornada de cada uma delas, e um protótipo para buscar validá-las.

Aprendizados

Participei desse processo no comço de setembro, e ainda não conhecia várias ferramentas, como o Maze, para fazer um teste de usabilidade, além de não ter tempo suficiente para criar um protótipo em baixa ou realizar uma pesquisa quantitativa.

Fiquei satisfeito com o resultado a curto prazo da pesquisa, e além disso pude ter o feedback positivo de profissionais que já atuam no mercado.